METODOLOGIA DO ENSINO DE GEOGRAFIA I


Marque a alternativa correta.

 “Expande-se aos poucos a ideia de que o importante é aprender a aprender e não receber um diploma e nem mesmo ter uma formação técnica” (PORTELINHA e SOUZA, 2011). Essa afirmativa pode ser interpretada da seguinte maneira:


A tendência do ensino hoje é a de preparar o estudante para as relações que se põem socialmente, contribuindo para uma formação significativa e cidadã. O aluno deve construir sua formação de acordo com elementos que lhe façam sentido.


Dentro de um projeto de ensino, que prioriza a memorização e desconsidera a realidade do aluno, a construção do conhecimento significativo é o principal objetivo.


Em um momento em que o ensino passa pela crítica social e sofre severas transformações, é impossível desenvolver uma “pedagogia da autonomia”. Cabe ao docente professar o livro didático.


O estímulo à pesquisa nas mais diversas fontes em nada contribui para o intuito de aprender a aprender.


O projeto educacional, pragmático, ganha força no período atual por uma escola orientada para preparar o aluno para lidar apenas com as técnicas e com o mundo do trabalho.

Marque a opção correta

O homem produz o espaço e o modifica segundo as suas “necessidades”. Utiliza-se dos elementos naturais como recursos à sua produção desde as mais simples (como construção de um abrigo com folhas de palmeiras no meio de uma mata) ou uma mais complexa (como a construção de um arranha céu). É certo que a manipulação dos elementos naturais possibilita a construção do espaço e das condições de vida do homem. As consequências da pressão que as atividades humanas exerceram historicamente sobre a natureza passaram a ser questionadas a partir da segunda metade do século XX. Desse momento em diante, instalou-se uma crescente discussão em torno da conservação e degradação ambiental e, por consequência, surgiu a temática da Educação Ambiental. Esta emergiu das reflexões como possibilidade da formação de um novo imaginário social, uma nova consciência.

O que representou a Conferência de Tbilisi?


Esta conferência representou um marco histórico no combate à caça da baleia, exclusivamente. Devido ao seu caráter político ambiental, passou a fundamentar as regras de conservação. 


Esta é considerada um marco histórico na empreitada de se erradicar a pobreza no mundo, uma vez que a questão ambiental não se restringe a apenas à proteção/conservação ecológica, mas também, no que se refere ao desenvolvimento social.


Por ter elaborado algumas recomendações que se tornaram importantes subsídios à Educação Ambiental, a Conferência de Tbilisi é considerada um marco histórico no seu desenvolvimento. 


Foi considerada a mais importante manifestação em relação à conservação ambiental no continente africano. A aplicação dos seus princípios, orientações e métodos de conservação do meio ambiente impactou positivamente naquele continente.


Por ter sido a primeira manifestação do Green Peace, esta Conferência é considerada um marco dos movimentos ambientais. Sua capacidade de interligação entre os movimentos faz dessa Conferência um exemplo de integração.

Marque a alternativa correta.

 Ao citar um fragmento de texto da autora Amélia Damiani (2003, apud SILVA e SILVA, UNIUBE item 2.1) as autoras trouxeram a tona uma reflexão: a cidadania é possível sem que se compreenda as relações que desenvolvem no espaço? Para Damiani esse seria o fundamento de um antagonismo porque:


Ser cidadão não necessariamente está relacionado com a compreensão que se possa ter do espaço e sim do entendimento da relação com o Estado.


A cidadania não tem ligação com outras relações o sujeito espacial não é mesmo sujeito cidadão porque este está ligado a uma ordem distante e não de ordem próxima.


Não é possível exercer a cidadania sem conhecimento e compreensão do espaço e das relações que nele e com ele se desenvolvem.


A cidadania só é possível a partir da alienação do espaço. Não fosse dessa forma configurar-se-ia uma situação antagônica.


Não é possível conhecer o espaço por meio das ferramentas que temos na escola as metodologias e recursos pedagógicos ainda são insuficientes para esse fim.

Marque a opção correta

O homem produz o espaço e o modifica segundo as suas “necessidades”. Utiliza-se dos elementos naturais como recursos à sua produção desde as mais simples (como construção de um abrigo com folhas de palmeiras no meio de uma mata) ou uma mais complexa (como a construção de um arranha céu). É certo que a manipulação dos elementos naturais possibilita a construção do espaço e das condições de vida do homem. As consequências da pressão que as atividades humanas exerceram historicamente sobre a natureza passaram a ser questionadas a partir da segunda metade do século XX. Desse momento em diante, instalou-se uma crescente discussão em torno da conservação e degradação ambiental e, por consequência, surgiu a temática da Educação Ambiental. Esta emergiu das reflexões como possibilidade da formação de um novo imaginário social, uma nova consciência. O que representou a Conferência de Tbilisi?



Por ter sido a primeira manifestação do Greenpeace, esta Conferência é considerada um marco dos movimentos ambientais. Sua capacidade de interligação entre os movimentos faz dessa Conferência um exemplo de integração.


Por ter elaborado algumas recomendações que se tornaram importantes subsídios à Educação Ambiental, a Conferência de Tbilisi é considerada um marco histórico no seu desenvolvimento .


Foi considerada a mais importante manifestação em relação à conservação ambiental no Continente Africano. A aplicação dos seus princípios, orientações e métodos de conservação do meio ambiente impactou positivamente naquele continente.


Esta é considerada um marco histórico na empreitada de se erradicar a pobreza no mundo, uma vez que a questão ambiental não se restringe a apenas à proteção/conservação ecológica, mas também, no que se refere ao desenvolvimento social.


Esta conferência representou um marco histórico no combate à caça da baleia, exclusivamente. Devido ao seu caráter político ambiental, passou a fundamentar as regras de conservação. 

Marque a alternativa correta.

 Independentemente da opção de ensino, ou da concepção que se tenha sobre a aprendizagem, é importante considerar o objetivo da “formação plena do educando” (PCN, 1998, apud Portelinha e tal,2011, p. 170) Portanto, faz-se necessário o esclarecimento do caminho a ser percorrido, observando sob quais bases teóricas as ações do professor irão se estabelecer.

A afirmativa acima refere-se:


Ao método de ensino.


Ao ensino paradidático.


À qualificação do ensino.


Ao sistema de ensino.


À adequação de linguagem.

O professor de Geografia vai para a sala de aula com um globo terrestre, pois tudo o que está acontecendo de importante no mundo pode servir como ponto de partida para o processo ensino-aprendizagem. Sobre a utilização do globo terrestre em sala de aula, é importante afirmar que: 


Não é a  melhor representação do planeta Terra, pois, ela não evidencia os conceitos e muito menos a representação geográfica.


É a melhor representação que temos da Terra, pois, possibilita a formação de conceitos corretos e também a representação bidimensional do planeta Terra. 


O trabalho desenvolvido com o globo terrestre constitui apenas em textos que expressam uma variedade de informações da linguagem cartográfica.


É a melhor representação que temos da Terra, pois, possibilita a formação de conceitos corretos e também a representação tridimensional do planeta Terra. 


É a melhor representação que temos da Terra, pois, não possibilita a formação de conceitos corretos e também a representação tridimensional do planeta Terra. 

Da infância à puberdade se inaugura uma nova etapa de indagações e descobertas na vida do sujeito em formação, neste caso específico  do educando. Esse sujeito em formação começa, exatamente nessa etapa, os questionamentos acerca do mundo real e da construção de outro mundo, presente em sua imaginação, o mundo ideal. 

Porque

É também nessa etapa da vida que esses sujeitos, em formação e em transformação, começam a construir experiências com outras dimensões do ambiente global, que até então, estavam distantes de sua realidade cotidiana.

 

Em relação as asserções, marque a alternativa correta.


A primeira e a segunda são asserções falsas.


A primeira asserção é falsa e a segunda asserção é verdadeira.


A primeira e a segunda são asserções corretas e a segunda complementa a primeira.


A primeira asserção é verdadeira e a segunda é uma justificativa falsa da primeira.


A primeira asserção é falsa e a segunda não é uma complementação da primeira.

O termo visita técnica muitas vezes é confundido com o trabalho de campo, trabalho de pesquisa ou de iniciação científica. Sobre o assunto estudado que envolve as visitas técnicas, analise as asserções que seguem:

1ª) As visitas técnicas são aquelas realizadas tanto no espaço urbano, como no campo e que possuem o caráter de observação primária para a aquisição de conhecimentos acadêmicos, escolares, culturais e até mesmo de trabalho de troca de experiências entre as empresas.

2ª) São visitas curtas, de no máximo três dias, cujo objetivo principal é a aquisição de conhecimentos técnicos superficiais, por meio de simples observação pelos sentidos.

 

Em relação as asserções, marque a alternativa correta:


A primeira asserção é falsa e a segunda é uma justificativa da primeira.


A primeira asserção é uma complementação falsa da segunda.


Tanto a primeira asserção é falta quanto a segunda. 


A primeira e a segunda são proposições verdadeiras.


A primeira asserção e verdadeira e a segunda asserção é falsa.

Você aprendeu que podemos definir metodologia como utilização de um método, ou seja, um caminho que se deve trilhar para alcançar os objetivos traçados para a sua sala de aula. (Fonseca, 2011. Pág. 127). De acordo com os estudos realizados, numere a segunda coluna de acordo com a primeira e depois assinale a alternativa que contém a sequência correta:

(1) Metodologia Tradicional

(2) Metodologia Inovadora

 

 (   ) Utilização de quadro negro e giz;

(   ) Carteira enfileiradas;

(   ) Trabalhos em grupos seguidos de debates;

(   ) Professor dita a matéria e aluno copia;

(   ) Utilização de material da Internet, notícias de jornais e debate;

(   ) Aluno não pode questionar o professor;

(   ) Material didático diversificado;

(   ) Utilização de diversos ambientes (dentro e fora da escola);

(   ) Conteúdo adaptado à realidade do educando (a).

 

A alternativa correta é:

 

 


1,1,1,1,2,2,1,2,1


1,1,2,2,2,1,1,2,1


2,1,2,1,2,1,2,2,2


1,1,2,1,2,1,1,2,2


1,1,2,1,2,1,2,2,2

Os conceitos de multidisciplinaridade, de transdisciplinaridade e interdisciplinaridade podem, muitas vezes, se tornarem confusos ou, parecerem uma coisa só. Apesar de alto grau de proximidade, estes conceitos guardam suas diferenças. Vejamos:

Multidisciplinaridade – considera-se que o ambiente é a totalidade e que todos os objetos de todas as ciências. Portanto, as disciplinas (originárias nas ciências) estão envolvidas pelo ambiente e perpassadas pelas relações. 

Transdisciplinaridade – esse conceito revela que o tema atravessa várias disciplinas, ou seja, sua abordagem é possível em várias disciplinas. Ex: o tema desmatamento tanto pode ser abordado pela Geografia e História (Ciências Sociais), quanto pode ser abordado pela Biologia e Química (Ciências Naturais).

Interdisciplinaridade – define-se pela construção de um diálogo entre as disciplinas. Cada disciplina lançará o seu olhar sobre determinado tema, resultando na construção de novos conhecimentos por meio da troca de experiências.

Considerando o exposto, observe a representação esquemática a seguir e responda: qual termo deve preencher o pontilhado.

 

 


Transdisciplinaridade


Interdisciplinaridade


Opendisciplinaridade


Multidisciplinaridade


Ultradisciplinaridade.

Páginas: 12345